Arraste a tela ou use as setas do teclado para navegar

O irmão mais velho aparece nas fotos?

Não importa se é um ensaio newborn, ensaio de bebê ou gestante… É muito comum ter dúvida sobre a inclusão do irmão mais velho no ensaio fotográfico.
Nos meus ensaios procuro sempre incluir o irmão (ou irmãos) mais velhos em algumas fotos, acho linda a cumplicidade que existe na relação entre irmãos, é uma admiração do mais novo pelo mais velho e aquele cuidado que só o mais velho demonstra pelo que acabou de chegar (ou ainda vai chegar).
Porém, nem sempre é uma tarefa fácil incluí-los nas fotos, cada fase é diferente e exige um cuidado especial do profissional no hora do ensaio:

– Entre 1 e 2 anos eles são muito bebês ainda e as vezes podem fazer um pouco de manha ou não querem ficar quietinhos, se for ensaio newborn é preciso analisar como fazer a foto – afinal, não dá pra deixar um bebê sozinho com outro bebê seja no colo ou seja em algum cenário onde o recém-nascido pode se mexer
DSC_8722 DSC_6645

 

– Se eles já estão entre 2 e 4 anos, em que já entendem um pouco e sentem que estão perdendo aquela atenção exclusiva que tinha até o momento, o ciúme pode atrapalhar um pouco. Muitas vezes a mãe prepara o mais velho por dias antes do ensaio, e chega na hora o primogênito não quer tirar a tão desejada foto. Aí entra o jogo de cintura, de transformar tudo em uma grande brincadeira, muitas vezes o que eles querem é ter 1 foto sozinhos (afinal, por que o bebê está tirando tantas fotos e eu nada?!), ou inventamos um jogo, de ver quem dá o sorriso mais bonito…

DSC_5574 DSC_2994

Nesta fase também é comum eles pedirem pra entrar nos mesmos cestos que o bebê estava, mesmo sendo pequeno pra eles, não importa, a foto tem que ser no mesmo lugar, acho muito engraçado!
DSC_0612

 

– Já passados os 5 anos é mais fácil conversar com o mais velho, pois eles já entendem bem os pais e obedecem mais, muitas vezes até ajudam no ensaio fazendo gracinhas para o mais novo rir…
DSC_7287 DSC_2670

 

De qualquer forma a participação do filho mais velho traz resultados belíssimos, e na minha opinião é indispensável, especialmente nos ensaios pontuais (gestante, newborn) – já em acompanhamentos o mais velho não precisa participar de todos os ensaios (a criança pode achar meio desgastante ficar acompanhando todos os ensaios do irmão).

Assim como precisamos respeitar o bebê nos ensaios, precisamos respeitar o mais velho também, se todos os truques e brincadeiras não forem suficientes para que o mais velho “entre” na foto, insistir pode ser pior, então entender, conversar e o mais importante respeitar o limite que a criança está impondo é essencial para termos um ensaio gostoso, tranquilo e com boas lembranças.

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Vamos conversar?

Entre em contato:

contato@tainanbasile.com


Entre em contato

Gostou das fotos? Interessada(o) em registrar alguns dos melhores momentos do seu bebê? Preencha o formulário que entrarei em contato.

Também estou nas redes sociais:
Facebook | Instagram