Não importa se é um ensaio newborn, ensaio de bebê ou gestante...
É muito comum ter dúvida sobre a inclusão do irmão mais velho no ensaio fotográfico.
Nos meus ensaios procuro sempre incluir o irmão (ou irmãos) mais velho em algumas fotos, acho linda a cumplicidade que existe na relação entre irmãos, é uma admiração do mais novo pelo mais velho e aquele cuidado que só o mais velho demonstra pelo que acabou de chegar (ou ainda vai chegar).
Porém, nem sempre é uma tarefa fácil incluí-los nas fotos, cada fase é diferente e exige um cuidado especial do profissional no hora do ensaio:
- Entre 1 e 2 anos eles são muito bebês ainda e as vezes podem fazer um pouco de manha ou não querem ficar quietinhos, se for ensaio newborn é preciso analisar como fazer a foto - afinal, não dá pra deixar um bebê sozinho com outro bebê seja no colo ou seja em algum cenário onde o recém-nascido pode se mexer
- Se eles já estão entre 2 e 4 anos, em que já entendem um pouco e sentem que estão perdendo aquela atenção exclusiva que tinha até o momento, o ciúme pode atrapalhar um pouco. Muitas vezes a mãe prepara o mais velho por dias antes do ensaio, e chega na hora o primogênito não quer tirar a tão desejada foto. Aí entra o jogo de cintura, de transformar tudo em uma grande brincadeira, muitas vezes o que eles querem é ter 1 foto sozinhos (afinal, por que o bebê está tirando tantas fotos e eu nada?!), ou inventamos um jogo, de ver quem dá o sorriso mais bonito... Nesta fase também é comum eles pedirem pra entrar nos mesmos cestos que o bebê estava, mesmo sendo pequeno pra eles, não importa, a foto tem que ser no mesmo lugar, acho muito engraçado.
- Já passados os 5 anos é mais fácil conversar com o mais velho, pois eles já entendem bem os pais e obedecem mais, muitas vezes até ajudam no ensaio fazendo gracinhas para o mais novo rir...
De qualquer forma a participação do filho mais velho traz resultados belíssimos, e na minha opinião é indispensável, especialmente nos ensaios pontuais (gestante, newborn). Já nos ensaios de acompanhamento (quando fazemos mais de 1 ensaio ao longo do ano) o mais velho não precisa participar de todos os ensaios (a criança pode achar meio desgastante ficar acompanhando todos os ensaios do irmão).
Assim como precisamos respeitar o bebê nos ensaios, precisamos respeitar o mais velho também, se todos os truques e brincadeiras não forem suficientes para que o mais velho "entre" na foto, insistir pode ser pior, então entender, conversar e o mais importante respeitar o limite que a criança está impondo é essencial para termos um ensaio gostoso, tranquilo e com boas lembranças.